14 Dezembro 2016      15:59

Está aqui

VIANA CANTOU E HOMENAGEOU O CANTE QUE AGORA É DA HUMANIDADE

Foram nove os grupos corais do concelho de Viana do Alentejo que participaram no passado dia 10 de dezembro, num espetáculo de homenagem ao cante alentejano, declarado património da humanidade há dois anos pela UNESCO.

O espetáculo “Cante Pr’ó Mundo” contou com a participação do Grupo Coral Tertúlia dos Amigos do Cante, Grupo Coral Feminino Cantares de Alcáçovas, Grupo Coral Trabalhadores de Alcáçovas, Grupo Coral Feminino Paz e Unidade de Alcáçovas, Grupo Moços da Vila, Grupo Coral e Etnográfico de Viana do Alentejo, Grupo Coral Feminino de Viana do Alentejo, Grupo Coral Velha Guarda de Viana do Alentejo e Grupo Malha Vacas.

A Câmara Municipal de Viana do Alentejo e as Juntas de Freguesia do Concelho, pretenderam, desta forma, "prestar homenagem aos homens e mulheres que, de geração em geração, mantêm vivas as nossas raízes e tornam eternas através da sua voz, dezenas de histórias e modos de vida caraterísticos do nosso Alentejo", como avançaram em comunicado.

Sublinhe-se que Viana do Alentejo foi pioneiro na preservação do Cante Alentejano, tendo declarado em 2013 o Cante  Alentejano como Património de Interesse Municipal. Em 2012 já havia organizado vários encontros com vista a debater a preservação do Cante Alentejano e que mais tarde vieram a consubstanciar a candidatura à UNESCO.

Esta homenagem que teve lugar no Cineteatro Vianense teve a particularidade de partilhar o cante com o mundo, através da transmissão, em direto, na internet.