10 Julho 2019      11:33

Está aqui

Até Sines em caravela e para ouvir "Músicas do Mundo" - uma viagem única

Fortes e corajosos homens os portugueses que se fizeram ao mar em "cascas de noz" para descobrir o mundo nos séculos XV e XVI.

Agora, em pleno séc. XXI, pode saber quase na perfeição como eram essas viagens e fazer uma viagem de Lisboa a Sines numa dessas emblemáticas embarcações, a caravela.

A proposta surge no âmbito do projeto Magalhães 500, da APORVELA - Associação Portuguesa de Treino de Vela e que promove a oportunidade de uma aventura em alto mar, chegando a Sines para assistir ao Festival Músicas do Mundo.

A experiência surge no contexto das comemorações dos 500 anos da circum-navegação de Fernão de Magalhães, e permitirá entender melhor como viviam, comiam e navegavam os exploradores lusos a bordo da caravela, um tipo de embarcação que foi inventada e usada pelos portugueses nos Descobrimentos e que se caracterizava por ser uma embarcação rápida, de fácil manobra, apta para a bolina, de proporções modestas e que podia ser movida a remos.

A Caravela Vera Cruz é uma réplica exata das antigas caravelas portuguesas; foi construída em 2000, no estaleiro naval de Vila do Conde, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, e tem possibilitado o treino de vela e experiências de mar.

A agenda para esta iniciativa é: Lisboa – Sines de 19 a 21 de julho e Sines - Lisboa de 26 a 28 do mesmo mês. Pelo meio, a APORVELA irá realizar o Programa Educativo Magalhães 500 em terra.

 

Imagem de lisboasecreta.co