3 Novembro 2021      08:59

Está aqui

Vendas Novas reúne com moradores antes de requalificar centro

A Câmara Municipal de Vendas Novas pretende requalificar o centro da cidade, mas antes convidou os comerciantes e moradores das zonas incluídas no projeto para uma sessão de apresentação e esclarecimento, que se realizará hoje pelas 21:00, no Auditório Municipal.

Em comunicado, a autarquia explica que “o objetivo é prestar todas as informações, responder a eventuais questões e recolher contributos que possam melhorar a proposta apresentada”. Além disso, qualquer outra pessoa que queira conhecer melhor o projeto “pode assistir à sessão e formalizar as suas sugestões até ao dia 11 de novembro, através do e-mail: geral@cm-vendasnovas.pt”.

De acordo com o município, a “Requalificação do Centro Tradicional de Vendas Novas centra-se numa profunda alteração da Av. da República, estando desenhada como uma imensa praça, a acompanhar toda a Estrada Nacional 4”.

Neste sentido, pretende-se “criar uma nova centralidade nesta área da cidade, concebendo espaços de atração que permitem a vivência, o convívio, a permanência da comunidade residente e, simultaneamente, reduzam o impacto físico e visual da Estrada Nacional”.

A autarquia adianta ainda que esta estrada será redesenhada, “através da introdução de um separador central, o que irá melhorar a circulação, assim como, serão resolvidos alguns pontos críticos tornando-a mais segura”.

Adicionalmente, será dada prioridade à circulação pedonal: “o pavimento será liso, uniforme, facilmente acessível a pessoas com mobilidade reduzida, agradável de percorrer e enquadrado por zonas verdes e bancos para descanso”.

Quanto ao trânsito, o município planeia disciplinar o estacionamento, assim como criar novas bolsas, reposicionar passadeiras, relocalizar locais de recolha de resíduos urbanos, e definir sentidos únicos em algumas vias adjacentes.

Segundo a mesma fonte, serão também incluídas novas árvores para proporcionar “uma imagem mais acolhedora”. “Acima de tudo, a zona central, o ‘coração’ da cidade, será requalificado e revitalizado através de uma abordagem inovadora, numa perspetiva de criar oportunidades para um desenvolvimento sustentável, mas respeitando sempre os valores da cidade e estimulando a vivência e a permanência dos seus habitantes”, refere o comunicado.