23 Janeiro 2020      17:03

Está aqui

Vendas Novas recria passagem de D. João V e da Comitiva Real

O Município de Vendas Novas vai recriar a passagem de D. João V e da Comitiva Real por Vendas Novas. 

A iniciativa denominada “A Passagem da Princesa”acontece na manhã de 25 de janeiro e fará alusão ao episódio que historicamente ficou conhecido como “A Troca de Princesas”, o qual deu origem, em 1729, por ordem de D. João V, à construção do Palácio das Passagens (atual Regimento de Artilharia n.º5), em Vendas Novas. O edifício serviu para albergar a família Real na viagem para Badajoz e depois na volta para Lisboa, aquando da célebre troca das princesas no Caia, segundo acordo firmado entre os dois reis peninsulares: D. Maria Bárbara casaria com Fernando, príncipe das Astúrias e D. Mariana Vitória, com o futuro rei D. José.

Assim, pelas 10h00, sairá da Cavalariça da Quinta, numa charrete puxada por cavalos, a Comitiva composta pelo Rei D. João V, os seus filhos - a princesa D.ª Maria Bárbara e o príncipe D. José, e pela rainha Maria Ana de Áustria.

A sua passagem por alguns bairros da cidade será anunciada por um carro de som, até chegar, pelas 11h00, ao Palácio das Passagens, onde a Comitiva irá subir à varanda para se dirigir à população e apregoar as “Vendas Novas”, ou seja, os acontecimentos que irão surgir durante este ano na cidade.

A chegada será também acompanhada por música erudita de época e por um Mercadinho de Ano Novo, com a participação de algumas salas de pré-escolar, dos alunos de espanhol do Agrupamento de Escolas e da Academia Sénior, que irão vender produtos locais e doces.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.