31 Maio 2023      12:34

Está aqui

Vendas Novas exige correção da localização do novo aeroporto

Valentino Salgado Cunha, vice-presidente da Câmara Municipal de Vendas Novas

A Câmara Municipal de Vendas Novas reclamou a designação da proposta de localização do novo aeroporto da região de Lisboa junto da Comissão Técnica Independente (CTI), que alterou a designação de “Pegões” para “Vendas Novas”.

Em comunicado, a autarquia explica que tem participado nas reuniões da Comissão de Acompanhamento do Novo Aeroporto de Lisboa, através da representação do vice-presidente da Câmara Municipal, Valentino Salgado Cunha.

De acordo com o município, “nestas reuniões foram abordadas as localizações que avançaram para estudos mais detalhados, onde se inclui Vendas Novas”. Assim, “depois de numa primeira fase ter sido designada erradamente por ‘Pegões’, a Comissão Técnica Independente corrigiu já a nomeação da proposta”, uma vez que a “localização em Vendas Novas se situa na zona da Herdade de Carvalhais, tendo sido mencionado que, nos estudos preliminares desenvolvidos até ao momento, os cones de aproximação às pistas não se sobrepõem aos aglomerados urbanos do concelho”.

Segundo a mesma fonte, o município de Vendas Novas “continua a acompanhar os trabalhos de decisão da localização do novo aeroporto, sempre com o intuito de conciliar o crescimento e desenvolvimento económico com a salvaguarda da qualidade de vida e segurança das populações”.