9 Maio 2018      18:28

Está aqui

Velocidade, resistência e estratégia. Eis o Alqueva Swimrun

A praia fluvial de Monsaraz vai receber no dia 13 de maio a primeira prova de Swimrun do Grande Lago Alqueva. O Alqueva Swimrun, uma combinação de corrida de montanha e natação em águas abertas, vai ser a segunda competição do circuito nacional da modalidade e conta com 106 atletas inscritos.

Esta competição de endurance exige velocidade, resistência e estratégia, com todo o percurso a ser feito com o material com que se começa a prova. 

O Alqueva Swimrun terá às 10h30 uma prova de distância curta/sprint com 36 atletas a correrem 9 quilómetros e a nadarem 1,4 quilómetros, alternando em cinco percursos de corrida e quatro de natação. Na prova standard, com inicio às 10h, haverá 70 atletas, entre os quais 16 duplas, que vão correr 21,2 quilómetros e nadar 4,1 quilómetros em 11 percursos de corrida e igual número de natação.

Os participantes destas provas vão percorrer um trajeto que envolve múltiplas transições entre a natação no Grande Lago Alqueva e a corrida em trilhos nas proximidades da vila medieval de Monsaraz e da vila de Mourão. As provas têm início e a meta na praia fluvial de Monsaraz.

O desporto surgiu em 2006, quando a prova Otillo (que significa de Ilha para Ilha), se realizou pela primeira vez na Suécia. Esta nova modalidade resultou de uma estranha aposta entre amigos, que abraçaram o desafio de correr ao longo das várias ilhas do Arquipélago de Estocolmo e nadar entre elas numa distância total de 75 km.

O Alqueva Swimrun é organizado pela Associação Swimrun Portugal e pelo Município de Reguengos de Monsaraz. O Swimrun Portugal Series, circuito nacional da modalidade, teve a primeira prova no Rio Zêzere, a segunda vai decorrer no Grande Lago Alqueva, seguindo a competição para os Açores, Serra da Arrábida e termina em novembro na Madeira.

Imagem de capa de otilloswimrun.com