24 Agosto 2019      12:54

Está aqui

Vai haver Net de alta velocidade à borla no Alentejo

É assim mesmo, puro e duro: vai haver net de velocidade e à borla no Alentejo!

Serão dezenas de municípios alentejanos que, graças ao programa da União Europeia “WiFi4EU”, vão disponibilizar internet de alta velocidade gratuita.

O programa WiFi4EU tem por objetivo garantir mais e melhor conectividade, proporcionando acesso grátis à Internet de alta qualidade a residentes e visitantes de vários locais. Deste modo, foram disponibilizados fundos para a instalação em espaços públicos de hotspots,

Num total europeu de 6200 municípios, entre eles 207 municípios nacionais - distribuídos em duas fases – o investimento total ronda os 3,1 milhões de euros e vai chegar a 28 concelhos alentejanos: Borba, Estremoz, Évora, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Vila Viçosa, Castelo de Vide, Elvas, Marvão, Monforte, Portalegre, Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Moura, Alcácer do Sal e Sines numa primeira fase e Montemor-o-Novo, Reguengos de Monsaraz, Vendas Novas, Viana do Alentejo, Crato, Sousel, Beja, Cuba e Mértola, numa segunda. Em lista de reserva estão mais dois concelhos alentejanos: Campo Maior e Grândola.

Este programa conheceu um atraso de quase um ano e sofreu fortes críticas do eurodeputado alentejano Carlos Zorrinho, que pediu explicações à Comissão Europeia que revelou que este programa foi “vítima do seu sucesso, mas sobretudo vítima de erros na preparação técnica”, devendo ser melhorada a metodologia escolhida para o ordenamento das candidaturas e revista a a entrega dos vales.

Zorrinho – relator da iniciativa no Parlamento Europeu – propôs ainda o lançamento de uma iniciativa WiFi4EU2 2021-2027, para dar sequência ao WiFi4EU cuja vigência termina em 2020.

 

Imagem de rbth.com