10 Março 2019      10:52

Está aqui

As vacas alentejanas que produzem leite ao som de música

Há no Alentejo, em Évora, uma herdade onde as vacas produzem leite ao som de música.

A música é calma e semelhante à que se pode ouvir num espaço de meditação ou relaxamento. O objetivo é manter os animais calmos e sem stress; para tal, o os espaços de acomodação destas vacas leiteiras estão também longe de estarem lotados e existem ainda uma  escovas elétricas grandes e que, de forma cilíndrica coçam as vacas, isto além de ventoinhas gigantes que refrescam e arejam o local e, sobretudo no verão, chuveiros que borrifam os animais na zona comedores; tudo para proporcionar elevados níveis de bem-estar aos animais.

Isto tudo acontece na Herdade do Monte Trigo, com 1100 hectares de terra e cerca de 2000 animais, pertença do grupo Jerónimo Martins, detentor, entre outros, dos supermercados Pingo Doce.

Estas informações, e outras, foram reveladas por António Serrano, CEO da Jerónimo Martins Alimentar e antigo ministro do Desenvolvimento Rural e das Pescas do Governo, numa peça do jornalista Luciano Alvarez no jornal “Público”.

Para analisar os dados vitais os níveis de stress dos animais, cada vaca tem amarrado ao pescoço um colar eletrónico e que permite saber no imediato o seu estado de saúde, a janela de cio do animal e, em consequência, reduzir de modo significante a utilização de hormonas reprodutivas e fármacos.

Nesta herdade, de onde saem anualmente 10 milhões de litros, quer-se provar que é possível juntar sustentabilidade ambiental, económica e social e ao mesmo tempo garantir bem-estar animal cumprindo também o Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 (RNC2050) proposto pelo Governo.

Além de vacas - na maioria da raça Holstein Frísia - para produção de leite, na herdade existem também criação intensiva de vitelos de raça Angus, além de na herdade se produzirem também quase 70% da alimentação destes animais e tem também um programa de reutilização de excrementos animais, tratando-os e utilizando-os em novo ciclo de produção.

 

 

Imagem de dcrcouncil.org

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão