Tribuna Alentejo
Educação

Universidade Politécnica de Portalegre premiada por curso pioneiro em Cannabis sativa

A Universidade Politécnica de Portalegre recebeu o prémio CannaPortugal Global Cannabis Award 2026, distinção atribuída pelo reconhecimento da visão e iniciativa pioneira evidenciadas com a criação do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias de Produção e Processamento em Cannabis sativa. O curso é ministrado pela Escola Superior de Biociências de Elvas (ESBE) e foi desenvolvido sob a coordenação do Prof. Doutor José Telo da Gama. O prémio será entregue a 17 de outubro, em São Miguel, nos Açores, no âmbito da Celebração Transatlântica dedicada ao Cânhamo Industrial e à Cannabis Medicinal.

Os CannaPortugal Global Cannabis Awards são atribuídos no âmbito da CannaPortugal — principal feira internacional dedicada ao cânhamo e à canábis em Portugal —, distinguindo a excelência e a inovação nas indústrias do cânhamo e da canábis medicinal e reconhecendo indivíduos, empresas, organizações, projectos e países que contribuíram de forma significativa para o avanço e a compreensão desta área. A atribuição por um júri internacional representa o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipa da ESBE na concepção de uma formação superior especializada que não tem paralelo em Portugal.

A distinção coloca a Universidade Politécnica de Portalegre na vanguarda da formação académica neste sector em crescimento acelerado, afirmando o Alto Alentejo como território de inovação e de resposta às novas exigências da economia verde e da indústria farmacêutica. A criação de um CTeSP nesta área reflete a capacidade das instituições de ensino superior do interior para antecipar tendências e criar ofertas formativas que respondam às necessidades emergentes do mercado nacional e internacional.

Artigos relacionados

Estudantes marcam manifestação contra aumento das propinas previsto para 2027

Redação Alentejo

Évora e Portalegre destacam-se no País com as mais baixas taxas de criminalidade escolar

Redação Alentejo

Odemira arranca ano letivo com 4,7 milhões de euros investidos em educação e apoio às famílias

Redação Alentejo

Alentejo 2030 abre concurso de 11,4 milhões para modernizar escolas da região

Redação Alentejo

Câmara de Évora cede instalações do aeródromo à Universidade

Redação Alentejo

Alentejo vai precisar de 3 200 novos professores. FNE avisa que não teremos diplomados em número suficiente

Redação Alentejo