26 Agosto 2021      09:56

Está aqui

Universidade de Évora vai receber alunos e mulheres afegãs

A Universidade de Évora vai disponibilizar acesso a alunos afegãos e irá ainda disponibilizar 10 postos de trabalho para mulheres vindas do Afeganistão.

Após a tomada do Afeganistão pelos talibãs e com consequências diretas na liberdade da sociedade e sobretudo das mulheres, a  Universidade de Évora (UÉ) vai assim acolher jovens e mulheres oriundos do deste país, disponibilizando 10 postos de trabalho cujas funcionalidades dependerão do grão de conhecimento e preparação das trabalhadoras.

A alunos afegãos que desejem prosseguir os estudos superiores, a UÉ irá também permitir o acesso, em fase de ingresso excecional, uma decisão que necessita do consentimento da tutela.

A reitora Ana Costa Freitas, revelou que “É impossível ficarmos indiferentes ao sofrimento do povo afegão e, muito concretamente, das mulheres afegãs” e que os Direitos Humanos e à Educação devem ser assegurados.

A universidade alentejana já está em contacto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para agilizar a situação.

Já em 2015, aquando da crise migratória síria, a UÉ também recebeu estudantes da Síria, numa iniciativa apoiada pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio.

 

Imagem de wikimedia  .org