A Universidade de Évora vai receber, entre 10 e 14 de abril, a 14.ª Edição da Conferência International Farm Systems Association (IFSA 2022), um evento que junta investigadores, técnicos da administração e agentes do setor agrícola para discutir o conhecimento e inovação, o funcionamento e a viabilidade dos sistemas agrícolas, assim como da sua inserção no território rural e interação com o capital territorial.
De acordo com a Diana FM, o Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED) da academia alentejana é o anfitrião desta conferência que se realiza a cada dois anos.
Teresa Pinto Correia, presidente da conferência, professora catedrática da Universidade de Évora e diretora do MED, refere que, “face aos desafios das alterações climáticas e do processo de mudança acelerada do território rural do Alentejo, esta discussão baseada em dados e na evidência científica é extremamente relevante”.
A professora acrescentou ainda que “soluções implementadas e estudadas noutros contextos na Europa e no mundo podem revelar caminhos não sós inovadores como inspiradores”.
Neste sentido, os temas que irão ser abordados passam por serviços de apoio à inovação; a interseção da ciência e da prática; perspetivas do sistema agrícola; a agroecologia como resposta às alterações climáticas; sistemas alimentares; redes e estruturas de apoio; tecnologias inteligentes em sistemas agrícolas e alimentares; e a integração paisagística da agricultura.
Este evento terá ainda sessões plenárias, comunicações orais e em poster, e um curso intensivo para estudantes de doutoramento sobre “Systems Thinking in Practice (STiP) in PhD Research”.
Além disso, está também prevista a apresentação do manual” Governance for Mediterranean Silvopastoral Systems: Lessons from the Iberian Dehesas and Montados” pelos seus editores: Teresa Pinto Correia, Maria Helena Guimarães, Gerardo Moreno, Rufino Acosta Naranjo.
Fotografia de med.uevora.pt