11 Dezembro 2020      09:59

Está aqui

Universidade de Évora quer apoiar empreendedores no setor cultural

A Universidade de Évora, através do seu Centro de Investigação, o ArtériaLab, acaba de lançar o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Criativo (PAEC), com candidaturas abertas até dia 8 de janeiro de 2021, avança a Renascença.

Esta é uma iniciativa organizada em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA), no âmbito do Magallanes_ICC, um projeto cofinanciado pelo programa Interreg Portugal-Espanha, com parceiros no Alentejo, Algarve e Andaluzia.

Segundo a instituição, o objetivo é “captar ideias no setor cultural e criativo”, tendo em vista “o desenvolvimento de protótipos e provas de conceito que permitam aos empreendedores selecionados testar as suas propostas de produto ou serviço, contribuindo para o desenvolvimento dos respetivos planos de negócios”.

Podem candidatar-se maiores de 18 anos, individualmente ou em equipas, bem como empresas e associações com até cinco anos de formação e sediadas nas regiões do Alentejo, Algarve e Andaluzia (Espanha). Adicionalmente, as ideias propostas devem “apresentar produtos ou serviços originais, ainda não desenvolvidos”, inseridas no âmbito das “indústrias culturais e criativas”, como as artes visuais, património, design, arquitetura, música, artes performativas, jogos e softwares educativos, literatura, livros e imprensa, filme e vídeo, TV, rádio e publicidade.

Este concurso vai desenvolver-se em três fases. Em primeiro lugar, serão selecionados 20 projetos e, numa segunda fase, um júri formado por criativos e empreendedores seleciona até dez ideias para a fase final do programa. Na terceira e última fase, os empreendedores são convidados a desenvolver o protótipo e a prova de conceito para o seu produto ou serviço, contando com o apoio de agentes culturais da Rede de Núcleos Criativos do Alentejo.

A associação cultural “Pó de Vir a Ser” – Departamento de Escultura em Pedra é uma das plataformas desta rede que apoia a iniciativa. Neste caso, irá receber projetos selecionados nas áreas das artes visuais, património, design e arquitetura, que tenham a pedra como material de eleição.

Recorde-se que o Centro de Investigação ArtériaLab, que lança este PAEC, é um laboratório criativo que abriu recentemente no Pólo da Fábrica dos Leões da Universidade de Évora. Trata-se de “um espaço transdisciplinar de investigação e experimentação” que pretende “cruzar as áreas artísticas, tecnológicas e científicas”, tendo como finalidade “dar resposta aos desafios lançados pela comunidade, com especial foco no sector empresarial”.