16 Junho 2022      10:03

Está aqui

Universidade de Évora cria guias do Parque da Serra de S. Mamede

A Universidade de Évora (UÉ) acaba de produzir quatro novos guias do Parque Natural da Serra de São Mamede, dedicados ao microbiota, flora, fauna e geodiversidade/património arqueológico.

Em comunicado, a entidade refere que estes guias pretendem “informar, divulgar e enriquecer a literacia científica de quem visita ou pretende visitar o Parque”, sendo da autoria de Celeste Santos e Silva, bióloga, professora do Departamento de Biologia da Universidade de Évora, investigadora do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento (MED), e de Rita Azedo e Rogério Louro, ambos investigadores do MED, da UÉ.

Segundo os autores, “o território do Parque Natural da Serra de São Mamede, situado no Nordeste Alentejano, possui um riquíssimo património natural caracterizado por uma elevada diversidade biológica e geológica”, pelo que “os seus diversos habitats disponibilizam recursos naturais, prestam múltiplos serviços de ecossistema e são propícios para inúmeras atividades de lazer e turismo ecológico”.

Os responsáveis pelos guias desejam ainda que estes possam ser úteis para “comunicar, sensibilizar e promover a visitação ambientalmente informada a este Parque Natural tão singular”. 

O mesmo comunicado adianta que a apresentação destes guias está agendada para dia 20 de junho, no Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora. A sessão vai contar com a presença de Augusto Peixe, Pró-Reitor da UÉ, Maria Clara Grácio, Diretora da Escola de Ciências e Tecnologia da UÉ, Carlos Pinto de Sá, presidente da Câmara Municipal de Évora, e Olga Martins, Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo.

 

Fotografia de vagamundos.pt