7 Fevereiro 2022      09:50

Está aqui

Universidade de Évora com quatro candidatos a reitor

Ana Costa Freitas, reitora da Universidade de Évora

José Bravo Nico, António Candeias, Paulo Quaresma e Hermínia Vilar vão candidatar-se ao cargo de reitor da Universidade de Évora (UÉ), cujas eleições estão marcadas para o dia 31 de março.

O prazo para a apresentação de candidaturas terminou na passada quarta-feira, e o reitor é eleito pelo conselho geral da universidade para um mandato de quatro anos.

Após o anúncio das candidaturas admitidas, realiza-se, entre os dias 24 e 30 de março, a audição pública dos candidatos para que possam expor o respetivo programa de ação.

José Bravo Nico é professor do Departamento de Pedagogia e Educação, enquanto António Candeias é docente do Departamento de Química e Bioquímica.

Já Paulo Quaresma pertence ao Departamento de Informática e Hermínia Vilar é professora do Departamento de História.

A cerimónia de tomada de posse do novo reitor da Universidade de Évora está prevista para 9 de maio.

Recorde-se que a atual reitora da UÉ, Ana Costa Freitas, não se pode recandidatar, devido à limitação de mandatos. Em declarações à agência Lusa, Ana Costa Freitas mostrou-se satisfeita com os quase oito anos da sua liderança, considerando que foram de “crescimento” para a academia.

A atual reitora afirmou que, ao longo dos seus dois mandatos, foi sempre “coerente” com o seu “modelo de universidade” para a “ligar mais à região”, considerando que esse objetivo foi alcançado.

Ana Costa Freitas deu como exemplos a criação do Centro Académica Clínico em parceria com politécnicos e com unidades locais de saúde, a candidatura com outras instituições ao Plano de Recuperação e Resiliência (PPR) e a ligação às câmaras.

Outra das apostas ganhas, na sua opinião, foi a definição das áreas âncora: Mediterrâneo, ambiente, alterações climáticas, biodiversidade e agricultura; património material, imaterial e humano e artes; aeroespacial e transformação digital; e saúde.

“Espero que se mantenham, porque não devemos estar sempre a andar para a frente e para trás”, sublinhou, considerando que “o pior” para uma universidade ou para um país é andar para “trás com tudo o que foi feito anteriormente”.

Professora do departamento de Fitotecnia da UÉ, desde 2002, Ana Costa Freitas, de 67 anos, é reitora da academia desde maio de 2014 e cumpre o seu segundo mandato.

 

Fotografia de uevora.pt