14 Agosto 2022      10:14

Está aqui

Universidade de Évora arrecada 1,8 milhões de euros para investigação

Hermínia Vilar, Reitora da Universidade de Évora

Por Joana Mancha

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) fez aprovar 17 projetos da Universidade de Évora (UÉ), ao abrigo do Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.

Os projetos da UÉ serão financiados em 1 780 998 euros, suportados por fundos nacionais. Dos 17 projetos aprovados, 15 são liderados pela própria universidade. O financiamento será distribuído por seis Unidades de Investigação e um Departamento da Academia Eborense.

Nove destes projetos tratam a investigação de caráter exploratório, enquanto que os oitos restantes se concentram na área da investigação científica e desenvolvimento tecnológico.

O laboratório HERCULES (unidade de investigação da Universidade de Évora, direcionado ao estudo e à valorização do património cultural), foi que contabilizou um maior número de projetos aprovados, tendo no total sete pareceres positivos.

Foi feita uma seleção de 630 projetos a nível nacional entre 4101 candidaturas, sendo que as áreas das ciências médicas e da saúde, ciências da engenharia e tecnologias e ciências naturais foram as mais selecionadas. Um total de 74,8 milhões de euros irá financiar estes novos projetos científicos, segundo foi divulgado no passado dia 27 de julho.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia é a principal entidade que financia a investigação Científica em Portugal.

O período de submissão de candidaturas iniciou-se a 8 de fevereiro, tendo terminado a 11 de março deste ano.