20% dos alunos inscritos na Universidade desiste do curso no qual se inscreveu e mais de metade destes admite que a desistência está ligada a motivos económicos e profissionais.
A conclusão é do estudo do Grupo de Trabalho para a Identificação do Abandono Escolar na Universidade de Évora, agora apresentado publicamente.
Para além disso o referido estudo também apurou que o maior número de desistências acontece nos cursos de mestrado e de doutoramento e que quanto maior for a duração dos apoios sociais aos alunos, menor é a proporção de abandono escolar. É que nenhum dos alunos abrangidos pelos programas sociais da instituição desistiu do Ensino Superior.
Para Rosalina Costa, coordenadora do estudo é preciso «insistir na importância do apoio social».
«De todo o modo e porque os motivos económicos são muitas vezes referidos, vale a pena insistir na importância do apoio social. Apenas 5,4% dos estudantes de licenciatura que receberam bolsa da Direção-Geral do Ensino Superior ficaram inativos, contra 15,1% que ficaram inativos de entre os que não tiveram qualquer tipo de apoio social», acrescenta a responsável.
Entre as recomendações constam ações de sensibilização e monitorização do abandono escolar, a redefinição dos moldes da receção aos estudantes, a criação de um sistema de alertas eletrónicos com base no desempenho académico e a implementação de uma aplicação informática para os estudantes gerirem o seu orçamento.