2 Dezembro 2016      11:44

Está aqui

UMA CAPITAL EUROPEIA DA BANDA DESENHADA CHAMADA BEJA

Não é tão recente como pode parecer a relação da capital do Baixo Alentejo com a Banda Desenhada (BD). Com várias participações em encontros e festivais internacionais de BD, conhecedora do circuito europeu desta arte, organizadora há mais de uma década do Festival Internacional de BD (teve a sua 12.ª edição este ano), com exposições de artistas de renome, feira e conferências especializadas e detentora de uma Bedeteca, Beja transformou-se num centro difusor de Banda Desenhada, reconhecido por toda a europa.

Mas a cidade prepara-se para aprofundar essa relação e acrescentar um novo equipamento aos já existentes: um museu de Banda Desenhada que permita fazer um percurso pela História da Banda Desenhada Portuguesa, de 1850 até à atualidade, tendo ao dispor dos visitantes várias obras originais e uma forte componente multimédia.

Segundo o município o Museu de Banda Desenhada terá também ao dispor dos utentes vários ateliês, espaços de trabalho e galerias de exposições temporárias, entre outras valências e vai ficar instalado num edifício da Câmara Municipal, situado em pleno Centro Histórico.