1 Outubro 2017      11:55

Está aqui

UM DOS MAIORES TEMPLOS BUDISTA DA EUROPA NASCEU NO ALENTEJO

Abriu portas esta semana um dos maiores Templos Budistas na Europa está no Alentejo.

Próximo de Santa Susana, concelho de Alcácer do Sal, tem uma área de cerca de 100 hectares

Na construção do Templo – com 16 metros de altura e 36 metros quadrados - recorreu-se a materiais típicos da região e de Portugal como, por exemplo, o chão de mármore alentejano e algumas estátuas chegaram do Tibete e do Nepal.

Este investimento colocará o Alentejo como um dos pontos de referência para o turismo religioso budista. Iniciativa da comunidade Guhya Mantrika, o centro de retiros adotou o nome Tubthen Puntsok Gephel Ling (TPGL), que em português significa «A Ilha onde os Ensinamentos do Buda estão Completamente Presentes, difundindo assim Virtude» e pretende proporcionar reclusões de estudo e meditação, podendo fazer-se retiros de semanas, meses e até anos.

Santa Susana é uma localidade com 501 habitantes, e as suas principais atividades económicas são a agricultura e a pecuária, sendo que a hotelaria começa a marcar também o seu espaço. Está perto da barragem do Pego do Altar, pelo que o centro oferece a possibilidade de "integração com a natureza" longe das perturbações da vida quotidiana, considerou o Lama Guyrme, mestre do Centro de Estudos Tibetanos Pendê Ling, à Lusa/Sol.

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 15 mil budistas; em todo o mundo estima-se existam 376 milhões de praticantes.  

O budismo é um dos fenómenos mais antigos do mundo, com 2500 anos, e é a quarta religião depois do Cristianismo, do Judaísmo e do Hinduísmo. Mais que propriamente uma religião, pode ser considerado uma filosofia de vida que ambiciona o desenvolvimento pessoal e se baseia na procura do profundo conhecimento interior, de uma atitude de compaixão/benevolência, de amor, e de comunidade com todos os seres vivos, sem ferir, ofender ou depreciar nenhum deles.