8 Novembro 2019      11:29

Está aqui

Troia demonstra que Romanos foram os primeiros a esgotar as quotas de pesca da sardinha

Sabiam que os Romanos foram os primeiros a esgotar as quotas de pesca da sardinha? Parecendo um problema atual a verdade é que já nos tempos do Império Romano as quotas de pesca de sardinha eram uma questão sensível. Para falar sobre esta e outras curiosidades nada como aproveitar a feira ObservaNatura e fazer uma visita guiada gratuita às Ruinas Romanas de Troia, descobrindo estas e outras histórias contadas pela equipa de arqueologia que estará a organizar a iniciativa.

A visita guiada àquele que foi em tempos o maior centro industrial de salga de peixe do Império Romano está agendada para as 16h00 deste sábado, dia 9 de novembro. Para os inscritos há transporte disponível entre a Marina de Troia até às Ruínas Romanas de Troia.

Para além desta visita, durante todo o fim-de-semana há muito mais a descobrir na 11ª edição da Feira ObservaNatura, promovida pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, pela Câmara Municipal de Setúbal e pela TroiaNatura.

Sob o tema "A Natureza vem à cidade", durante os dias 9 e 10 há exposições, conferências e múltiplas atividades para mostrar o que o turismo de natureza da região de Setúbal têm para oferecer.

Para além das exposições patentes no Porto de Porto de Setúbal e do programa de conferências que decorrem durante os dois dias, as famílias contam com diversas atividades para descobrir as riquezas naturais, que abrangem desde observação de aves e golfinhos, exposição de veículos e feira de relíquias do ICNF (doação de livros e outros artigos antigos), visita ao CIRES – Centro Interpretativo do Roaz do Estuário do Sado, localizado na Casa da Baía, mostra de aderentes Natural.PT, tenda Kids "observakids", entre outras surpresas.

O programa contempla ainda workshops, sessões de anilhagem, atividades de educação ambiental para crianças e um espetáculo musical. Na feira, que inclui ainda um espaço de street food, participam também produtores locais que trazem vinhos da região, doçaria, conservas, ostras de Setúbal e artesanato.

Inscrições para a visita guiada às Ruínas de Troia através do contacto 939 031 936 e/ou do email arqueologia@troiaresort.pt.

Programa completo do ObservaNatura pode ser consultado AQUI.

Fotografia de Rui Minderico/DR

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.