19 Março 2022      18:03

Está aqui

Triste, solitário e final

por Giuseppe Steffenino

 

"A guerra por vir não é a primeira. Antes houve outras guerras. No final da última houve vencedores e perdedores. Os pobres entre os vencidos morreram de fome. Entre os vencedores os pobres morreram de fome também. " - B. Brecht, Der Krieg der kommen wird. Svendborger Gedichte, 1926-1938.

 

Caro diretor e caros leitores,

não é dessa guerra que eu gostava de falar. Não acrescentaria nada ao que foi dito e às informações que nos chegam incansavelmente, e aos contínuos comentários que nos são propostos e que nos perturbam e preocupam.

Há outras guerras em andamento, com muitas centenas de milhares de mortes. Digerimo-las melhor. Para com a Armênia/Azerbaijão, Síria, Afeganistão, Iêmen, Mianmar, Etiópia, Somália, Líbia, Sudão do Sul, Mali não perdemos o sono, nem o apetite, nem por causa do eterno conflito entre Israel e palestinos.

Realizamos “concursos” de solidariedade e hospitalidade para aqueles que fogem desta guerra e continuamos a fechar a porta na cara de quem foge das outras que referi, ou da miséria e da fome que elas geram.

As crianças e mulheres que fogem desta guerra amolecem nossos corações. Para com as crianças e mulheres que se afogam em naufrágios no mar ou morrem de frio à frente de arame farpado não sentimos vergonha ou tristeza.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

Giuseppe Steffenino, natural do noroeste da Itália, está ligado a nós pela admiração que ele tem a Portugal e ao Alentejo em particular, onde, com a sua companheira, Manuela, foram salvos de um afogamento numa praia o ano passado. Aqui e ali a pandemia está a mudar a nossa maneira de viver e pensar. Esse médico com barba branca, apaixonado por lugares estrangeiros e um pouco idealista, interpreta este tempo curvo, oferecendo-nos os seus sonhos, leituras, viagens, lembranças, pensamentos, perguntas, etc.

 

Imagens de modularphonesforum .com e cbc. ca