28 Agosto 2021      10:54

Está aqui

Tribunal de Beja: é desta que a construção avança

A construção do novo Palácio da Justiça de Beja deveria ter começado em 2017, depois em 2019, quase que em 2020, mas parece que é desta que a construção do novo edifício do vai mesmo avançar após terem sido apresentadas 11 propostas de construção, na sequência do concurso público lançado pelo Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça, I.P lançado já este ano.

A nova infraestrutura está orçada em cerca de 6 milhões - e que se prevê possa estar terminada em 2023 - vem dar resposta aos problemas que se verificam nas várias instâncias do atual Tribunal de Beja, como na secção cível, na secção de Família e Menores, na de Trabalho e no Tribunal Administrativo e Fiscal.

Foram lançados já vários concursos, tendo ficado desertos. Mas a obra será agora uma nova realidade. 

O atual Palácio da Justiça de Beja funciona num edifício construído em 1951. Sofre de problemas da falta de espaço. O mesmo problema acontece com o Tribunal Administrativo e Fiscal. O Tribunal de Trabalho e à secção de Família e Menores funciona em contentores cada vez mais degradados.

Este novo Tribunal de Beja entra num plano do Ministério da Justiça que pretende o investimento total de cerca de 275 milhões de euros, até 2028, e que envolve a construção de 13 novos tribunais, obras de ampliação em sete edifícios e a requalificação de vários outros.