10 Janeiro 2017      15:34

Está aqui

3 GERAÇÕES DE UM MESMO OFÍCIO, EM VIANA DO ALENTEJO

Viana do Alentejo é, para além dos chocalhos e do cante, terra de olaria tradicional. E é justamente a olaria tradicional que é homenageada numa exposição “Três gerações de um mesmo ofício: Família Agostinho”, a inaugurar no próximo dia 13 de janeiro, pelas 18h00, no Castelo de Viana do Alentejo.

A exposição surge no âmbito das comemorações do 119º aniversário da Restauração do Concelho de Viana do Alentejo e centra-se em três gerações de oleiros da família Agostinho – Baltasar Agostinho, Feliciano Branco Agostinho e Feliciano Mira Agostinho – enaltecendo os seus contributos no seio de um ofício que marcou o ritmo histórico-cultural desta vila alentejana.

Da estrutura patriarcal baseada na instrução geracional ao ensino industrial da Escola Médico de Sousa, estes três homens são exemplos de um conhecimento considerado, hoje, arte, devidamente valorizado nas suas várias vertentes e abordagens.

A exposição, promovida pelo Município de Viana do Alentejo e pela Junta de Freguesia local com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, pode ser visitada até dia 12 de março, entre as 9h30 e as 13h00, e das 14h00 às 17h30.

Imagem de capa de visitalentejo.pt