19 Abril 2016      15:30

Está aqui

"TRAVÕES E ENREDO" PÕE EM RISCO TESOURO DA CATEDRAL DE PORTALEGRE

A garantia é dada por D. Antonino Dias, Bispo de Portalegre e Castelo Branco, em declarações à agência ECCLESIA. O Tesouro da Catedral de Portalegre vai ser reabilitado e para o efeito tem uma iniciativa de apresentação pública que conta com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na próxima quinta-feira.

O projeto está integrado no programa Rota das Catedrais, mas dada a morosidade da sua implementação, tem merecido críticas de D. Antonino Dias, que refere "travões e enredo" e com "burocracia...muito grande" para justificar o arrastar deste e que põem em risco "o maior conjunto de retábulos maneiristas de Portugal" que "estão a degradar-se". 

A apresentação do projeto, que está a ser trabalhado desde 2009, inclui uma visita a “uma exposição de metais preciosos”, patente na sacristia principal da Sé de Portalegre, revelou o cónego Bonifácio Bernardo, membro da Comissão dos Bens Culturais da igreja.

O roteiro da visita do presidente português passa também pelos claustros da catedral, uma forma de visualizar a “planície alentejana e a cidade em redor”, explicou o sacerdote.

Imagem de capa daqui.