29 Março 2021      10:33

Está aqui

Tranquilidade em Portalegre permitiu antecipar as vacinas em 1 hora

O processo de vacinação em Portalegre que decorreu este domingo foi tão tranquilo que deu para antecipar as vacinas em mais de uma hora. De acordo com a TSF, um total de 230 professores e pessoal não docente foi vacinado.

“Estava agendada para depois das duas da tarde, mas ligaram-me a dizer que podia vir já. Olha que bom”, afirmou uma docente à TSF, que entrava no Pavilhão Desportivo Municipal, adaptado a centro de vacinação, ainda antes das 13h00. “Estou calma e confiante e toda esta tranquilidade aqui na sala de espera também ajuda. Pensei que ia encontrar mais confusão”, referiu ainda a professora, que na altura era a única a ocupar uma das mais de 30 cadeiras disponíveis na sala de espera.

A vacinação ficou concluída a cerca das 16h00. Álvaro Costa, um dos enfermeiros responsáveis pela organização deste processo que contemplou a administração da primeira dose da vacina AstraZeneca, sublinhou que “foi possível ganhar uma hora” face ao que tinha sido agendado. “Com gente nova e com estas qualificações também é mais fácil”, acrescentou o profissional de saúde, registando que nem o facto de se tratar da AstraZeneca perturbou o processo.

“Chegámos a recear que houvesse alguns professores mais ansiosos por saberem qual era a vacina, mas, afinal, as pessoas aceitaram e isso também contribuiu para que tudo tivesse corrido bem”, garantiu ainda Álvaro Costa.

Note-se que o plano de vacinação entre professores e funcionários não docentes coincide com o período mais tranquilo no distrito de Portalegre ao nível da propagação do novo coronavírus, desde outubro, numa altura em que os 15 concelhos da região somam apenas 12 casos ativos de covid-19, havendo quatro municípios com zero casos: Alter do Chão, Avis, Marvão e Sousel.

 

Fotografia de expresso.pt