20 Novembro 2018      18:19

Está aqui

Tragédia em Borba. CDS pede ao Governo lista de infraestruturas de risco

O CDS quer lista de infraestruturas de risco e plano de segurança associado a cada uma delas. O pedido surgiu por parte dos deputados do CDS e de Assunção Cristas, que querem saber se o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas tem na sua posse uma listagem de infraestruturas de risco, bem como um plano de segurança associado a cada uma delas.

A preocupação do CDS decorre da transferência de competências do Estado para as autarquias locais e entidades intermunicipais, onde se enquadra a estrada em Borba, junto a pedreiras de mármore, onde ocorreu ontem, 19 de novembro, um acidente que vitimou pelo menos 4 pessoas, empurradas para o fundo de uma pedreira, na sequência de um deslizamento de terras e de pedra, e onde se prevê uma complexa e demorada operação de resgate dos corpos das vítimas.

Para o CDS o "Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, como o próprio nome indica, tem a tutela das matérias que dizem respeito às infraestruturas" do País e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) "é uma entidade que está na alçada do Ministério do Planeamento e das Infraestruturas" e cuja missão é a de "estudar e observar o comportamento das obras, com vista a informar acerca das suas condições de segurança e de durabilidade, e pronunciar-se sobre estudos com os mesmos objetivos”.

Ao longo dos últimos anos uma série de infraestruturas que inicialmente eram detidas pelo Estado, por acordo com os municípios, passaram a integrar o património municipal e essa transferência de património levou, em muitos dos casos, a que também as obrigações de manutenção fossem transferidas.

O CDS quer agora saber quais as infraestruturas de risco no país e se existem planos de segurança associado a cada uma delas.

 

Imagem de capa de Hugo Rainho.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão