4 Setembro 2018      14:15

Está aqui

Tomate é rei em Santiago do Cacém

Santiago do Cacém prepara-se para receber o 4.º Festival do Tomate, que se realiza de 7 a 9 de setembro. A iniciativa decorre em Avalade, onde o cultivo do tomate faz tradição desde 1959, e envolve os restaurantes da região, com menus de entradas, pratos principais e sobremesas onde o Tomate dá o mote e o sabor.

Numa organização do Município de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade e da Alensado, Cooperativa Agrícola do Sado, CRL, a iniciativa pretende dinamizar a economia local promovendo um produto de excelência e salvaguardando o património gastronómico da Freguesia.

O cultivo de Tomate na região de Alvalade começou em 1959, tendo a sua produção atingido nos anos de 1973 a 1975 o seu ponto alto com uma área de plantação de 1600 ha. A partir de 1962, entrou em funcionamento a maior fábrica de concentrado de tomate do país. Atualmente a produção é feita de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias eficazes, assegurada graças à boa adaptação da cultura ao clima e aos solos desta Freguesia bem como à água de Campilhas e do Alto Sado.

O Tomate é um fruto originário da América Central e do Sul, que chegou à Europa no final do século XVI ganhando rápido protagonismo na cultura gastronómica nacional. Tem a fama e o proveito de alimento saudável possuindo apenas, em média, 14 calorias por cada 100 gramas. O Tomate é uma excelente fonte de vitaminas, ácido fólico, cálcio, fósforo e potássio, assim como compostos antioxidantes como o licopeno. Os efeitos do licopeno no ser humano traduzem-se na saúde óssea, na função cognitiva, no controlo do peso do corpo, na proteção da pele e do sistema imunológico, entre outros. Quanto mais maduro maior a concentração desses nutrientes.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão