15 Setembro 2020      09:41

Está aqui

Todos os distritos de Portugal continental em alerta amarelo

A partir de hoje, terça-feira, Portugal continental fica em alerta amarelo na sequência da última avaliação das condições meteorológicas feita pela Proteção Civil em função do risco de incêndios florestais, anunciou esta segunda-feira a secretária de Estado da Administração Interna.

“A partir de amanhã [terça-feira] todos os distritos ficarão em alerta amarelo”, disse Patrícia Gaspar à Lusa, em conferência de imprensa ao início da noite na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, concelho de Oeiras (Lisboa).

De acordo com a governante, o país está “a viver dias de enorme complexidade em matéria de incêndios rurais”, uma vez que, “praticamente durante oito dias, com todo o país em situação de alerta”, houve “inúmeras ocorrências”, precisamente “1.088 ocorrências de incêndios rurais”.

A secretária de Estado da Administração Interna considerou que estes são números “quase inaceitáveis para as condições meteorológicas” em Portugal. “Foram, de facto, feitos vários avisos, foram feitos vários alertas, mas, infelizmente, continuamos a registar um número de ocorrências que tornam toda esta situação muito difícil de gerir”, acrescentou Patrícia Gaspar.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje, terça-feira, temperaturas máximas de 31 para Santarém e 30 para Évora e Beja. Além disso, os distritos de Évora e Beja apresentam hoje risco muito elevado de exposição à radiação UV.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, “T-shirt”, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.