29 Agosto 2016      11:59

Está aqui

TIAGO SALGUEIRO APRESENTA "NOTÁVEIS CALIPOLENSES“

A primeira coisa que deve estar a pensar é: «Quem são os “calipolenses”?»

Pois bem, calipolenses é o gentílico pelo qual se designam os habitantes de Vila Viçosa (Évora) e que deriva da ocupação romana, apesar da inspiração grega, pois “Calípole” ou “Kallipolis” significa “cidade bela” e é um nome conhecido por ser a cidade em que Platão baseou a sua “República” na sua obra homónima.

Vila Viçosa tem sido um local muito importante ao longo da História nacional e foi berço de muita gente conhecida: Florbela Espanca, Henrique Pousão, Públia Hortência de Castro, Bento de Jesus Caraça, Espiga Pinto e muito, muitos outros que, pela sua ação cívica, cultural, política e social contribuíram para vários momentos da história local e nacional, que o também calipolense Tiago Salgueiro quer agora homenagear em livro.

O projeto - foi fruto de uma campanha de crowdfunding -  pretende valorizar e homenagear o património humano de Vila Viçosa e "Notáveis Calipolenses - Uma viagem pela História de Vila Viçosa" será apresentado a 3 de setembro, na Associação Juvenil Doutor Jardim, pelas 17:30h e conta com a participação de Joaquim Saial e um momento musical por Lídia Serra e José Leitão.

O projeto é de Tiago Passão Salgueiro, licenciado em Antropologia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Museologia pela Universidade de Évora. Bolseiro no Bourguiba Institute of Modern Languages na Universidade de Tunis em 1997 e na Facultad de Filosofia y Letras da Universidad de Cádiz, no âmbito do programa “Erasmus” em 1998. Participou no Curso de Especialização “Boas Práticas de Gestão Cultural”, promovido pelo Instituto de História de Arte da Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou nas Câmaras Municipais de Vila Viçosa e Sousel. Desempenha as funções de Técnico Superior no Museu-Biblioteca da Casa de Bragança desde 2006.

É membro do Conselho de Redação da Revista de Cultura Callipole, editada pela Câmara Municipal de Vila Viçosa, desde 2008, participando com diversos artigos sobre a História e o Património de Vila Viçosa.

É também o autor das obras “Do Japão para o Alentejo – A Embaixada Japonesa Tenshö em Vila Viçosa no ano de 1584”, editada pela Chiado Editora em 2012; “Fortificações Quinhentistas de Vila Viçosa”, pela Fundação da Casa de Bragança, de “Vila Viçosa, Ideias para o Futuro” e do romance “A Dúvida, em sentimento transformada” pela Chiado Editora, ambas no ano de 2014.

 

Imagem daqui