15 Junho 2022      13:52

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A tecnologia por detrás da tecnologia

Quando pensamos em tecnologia, é impossível não associar a tudo o que está relacionado com o digital. É um pensamento válido e que linearmente está correto. Contudo, para esse digital funcionar, existem muitas outras tecnologias por trás a fazer com que tudo faça sentido.

Assim, é importante ressalvar algumas das tecnologias mais solicitadas para a construção de um universo que só tem tendência a crescer diariamente.

 

Cloud

A cloud é um termo que utilizamos para designar unidades de armazenamento coletivas, virtuais, na internet, nas quais os utilizadores podem executar aplicações e guardar dados. Isto reduz a necessidade de existirem dispositivos com espaços de armazenamento de informações.

No fundo, agiliza o processo de acesso aos dados, permitindo a qualquer um realizar todo o seu trabalho a partir de qualquer lugar com acesso à Internet e em qualquer plataforma.

Por exemplo, tanto os e-mails como as redes sociais, têm por trás de si, toda uma coleção de servidores que armazenam toda a informação dos utilizadores. Têm serviços cloud que garantem que os dados não são perdidos.

 

Machine Learning

O machine learning é basicamente a fronteira da automatização. Enquanto a maior parte do processo tende a centrar-se num maior controlo e acessibilidade, o machine learning ajuda a eliminar a necessidade de comando, dando ao sistema a capacidade de aprender e adaptar-se por si só. No fundo, é “dar vida” à alma dos dispositivos.

Isto é realizado através da utilização de algoritmos avançados, que procuram padrões estatísticos e utilizam diferentes ferramentas de modo a alcançar a capacidade de alterar as suas próprias respostas, com base em dados recebidos e históricos. No fundo, aprender com a própria informação recolhida ao longo do tempo.

 

Algoritmos RNG

Os algoritmos RNG são provavelmente uma das tecnologias mais utilizadas no mundo gaming. Especialmente nas modalidades de casino.

Com a passagem para o mundo online, os casinos encontraram nas plataformas especializadas canais para disponibilizar os seus conteúdos. Do clássico blackjack aos mais variados tipos de slot machines, os casinos adaptaram-se a esta realidade com programações lógicas e, em simultâneo, desafiantes e justas para os utilizadores.

Nesse sentido, foi necessário desenvolver linguagens informáticas para isso acontecer. O resultado foi a utilização dos algoritmos RNG. Sendo que o maior exemplo de utilização nos casinos é a roleta online. No caso, o algoritmo determina, consoante a configuração, qual o número que irá ganhar e é crucial para criar uma experiência de jogo tão próxima quanto possível da real. Isto porque, torna a roleta ainda mais desafiante, sendo que tem um papel fundamental em criar complexidade às mais de 10 variantes da modalidade, acrescentando também justiça e credibilidade ao seu jogo.

Por outro lado, estes mesmos algoritmos são usados em videojogos de consolas e computadores, exatamente com a mesma função, tornar a história desafiante e que a lógica mecânica consiga dar luta à lógica humana.

Big Data

O conceito Big Data é um processo que efetua a análise de grandes volumes de dados. É um sistema de análise que permite que os dados armazenados remotamente, na cloud, por exemplo, sejam utilizados pelas empresas como base para a tomada de decisões.

A informação extraída ajuda a melhorar estratégias e processos, a aumentar o poder competitivo da empresa e a compreender melhor os consumidores, entre muitas outras aplicações.

Recentemente, no Alentejo, foi feito um investimento de 3 milhões de euros para implementar um Centro de Serviços de dados Partilhados, com o intuito de ser a base das infraestruturas de computação e comunicação que envolve o território. Este centro é também um bom exemplo de Big Data, uma vez que centraliza todos os dados digitais das principais entidades alentejanas e facilita o acesso aos mesmos.

 

UI/UX

Dois conceitos ligados, principalmente à navegação em websites ou aplicações. Vejamos no caso concreto do website.

O UI é a interface do utilizador. O que ele vê nas páginas, por exemplo. No fundo, a carcaça ou a estrutura que permitem ao utilizador navegar pelo website.

Já o UX é a experiência do utilizador. Diz respeito, à forma como um utilizador interage com as características de um determinado website. É o fluxo de conteúdos, botões, links; é a viagem que um utilizador faz durante o período em que acede ao website.

No caso das aplicações, os princípios são os mesmos.

Após estes 5 exemplos é caso para dizer: o mundo tecnológico evolui rapidamente e nem damos conta que o próprio evolui por si e em conjunto.