28 Junho 2022      13:22

Está aqui

Street art chega à Mina de S. Domingos

A Mina de São Domingos, no concelho de Mértola, vai receber a instalação de street art “I Was Here, I'll Be Here”, do artista norueguês Pøbel e da portuguesa Tamara Alves, cuja inauguração está agendada para sábado, dia 2 de julho, às 18:00.

Em comunicado, a organização do projeto MALACATE, um projeto de intervenção artística na Mina de S. Domingos, refere que esta instalação resulta do “diálogo” entre os dois artistas, a cidade mineira de Røros e a Mina de S. Domingos.

De acordo com a mesma fonte, “os dois artistas fizeram uma residência na cidade de Røros, antigo local de exploração mineira reinventado em museu, seguindo depois para o concelho de Mértola, onde, num clima díspar, se partilhou uma herança comum: a exploração mineira numa região isolada e com poucos recursos alternativos”.

Assim, foi na Mina de S. Domingos que os artistas criaram duas instalações no espaço público, “que reflete essa experiência e que dá vida aos espaços que ocupam”. A organização acrescenta que “esta atividade contou com a realização de uma oficina de street art com a comunidade”.

No âmbito deste projeto, entre julho e agosto, estão ainda agendadas outras atividades na Mina de S. Domingos, nomeadamente passeios guiados a céu aberto pelo património histórico e artístico da mina, e workshops.

Recorde-se que o projeto MALACATE convida, entre janeiro de 2022 e junho de 2023, a população da localidade a juntar-se a artistas portugueses e estrangeiros, e a criar diversas obras de arte, da Dança à Arte Pública, e do Teatro às Artes Plásticas.

O projeto é uma cooperação transnacional da Companhia Cepa Torta, o município de Mértola, a Røros kommune (Noruega) e Lise Wulff (Noruega), que pretende “potenciar uma nova visão da Mina de S. Domingos pela ação da prática artística e do trabalho de, com e para a comunidade local”.