14 Novembro 2018      15:17

Está aqui

Sopas, descanso e cante em Vendas Novas

Será de longe o produto mais conhecido de Vendas Novas mas não é o único que a distingue. Para os apreciadores de bifanas de Vendas Novas, há algo que acompanha estas e que, particularmente no inverno, tem um valor próprio nos prazeres gastronómicos daquela cidade alentejana, as sopas. E esse valor ganha de tal forma distinção que o município mobilizou as Associações de Moradores de Bombel, Afeiteira e Polígono/Campos da Rainha, para organizarem, pelo segundo ano, a "Mostra de Sopas", um autêntico festival que que irá decorrer no dia 17 de novembro, a partir das 17h00, no Mercado Municipal da cidade.

Dos purés às típicas sopas de entulho alentejanas, não faltarão variedades de caldos caseiros prontos a deliciar o paladar de quem as procure. Os salgadinhos, pão, licores, compotas, queijos e doces completam o restante cardápio. Até as castanhas assadas têm presença assegurada. Sentados à mesa, a apreciar uma sopa quente, só falta o cante para nos fazer companhia. Mas nem isso vai faltar na Mostra de Sopas. Cabe aos “Fora d’Horas”, “Os Boinas”, “Era uma vez o Cante” e ao grupo de música “Recanto” mostrarem as melhores modas da região. Aqui, ouve-se e prova-se as tradições do Alentejo.

E o mais importante, o preço. A entrada é livre mas cada tigela alusiva à iniciativa tem o preço de 1,5 euros.

Para Luís Dias, presidente da Câmara Municipal, «este é um excelente exemplo de como sinergias criadas entre a autarquia e o associativismo local resultam em iniciativas de sucesso, onde acima de tudo se pretende mostrar o que de melhor se faz em Vendas Novas, promovendo os produtos locais e valorizando os saberes e sabores das nossas gentes.»

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão