13 Junho 2016      10:40

Está aqui

SOMOS TODOS ORLANDO?

Ontem o Mundo acordou com a notícia de um atentado em Orlando num bar gay em que morreram cerca de 50 pessoas e outras dezenas ficaram feridas.

Curiosamente, passando os olhos pelas diversas redes sociais, foi muito raro encontrar referências a este autêntico crime de ódio cometido em pleno século XXI.

Tal ausência de opinião faz-nos realmente pensar no quão sensíveis somos ao terrorismo como um todo.

Não há muito tempo atrás, aquando dos atentados ao Charlie Hedbo e ao Bataclan, rapidamente se difundiu nas redes sociais todo um impressionante e tocante movimento de solidariedade.

Hoje, aquando da notícia dos atentados, apenas uma ou outra referência ao assunto. Nada de correntes de solidariedade, slogans ou mudanças de foto de perfil.

Apenas um link partilhado, uma ou outra frase, nada mais.

No fundo, com esta atitude, apenas ficamos a conhecer um pouco melhor toda a mentalidade que impera a nível mundial.

Todos nos unimos quando toca a acontecimentos que afectam as maiorias mas, quando é feito um ataque a minorias, a indiferença impera.

Temos leis a permitir o casamento e a adopção entre casais de pessoas do mesmo sexo mas, na realidade, muito pouco mudou para além da lei.

Defendemos a liberdade de expressão e de pensamento, mas, perante uma atitude diferente, como por exemplo um beijo entre um casal de pessoas do mesmo sexo, viramos a cara e manifestamos a nossa maior indiferença.

Somos todos Charlie, mas no fundo, grande parte de nós é indiferente.

Será que, tal como outrora, hoje somos todos Orlando?

Imagem de capa daqui.