25 Janeiro 2022      11:27

Está aqui

Sobreira Grande em Arraiolos eleita a Árvore Portuguesa de 2022

A Sobreira Grande, com 250 anos, localizada no Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, vai representar Portugal no Concurso Europeu Árvore do Ano 2020.

De acordo com a UNAC – União da Floresta Mediterrânica, citada pelo portal Agricultura e Mar, é a segunda vez que um sobreiro representa Portugal neste concurso, “demonstrando desta forma o apreço dos portugueses pelo mundo rural e pelas suas florestas e pela árvore nacional”.

A Sobreira Grande representa a típica paisagem alentejana e ganhou o Concurso da Árvore Portuguesa do ano 2022 com 3 317 votos, na votação mais participada deste concurso nacional, até à data de hoje.

O segundo e terceiro lugares foram ocupados, respetivamente, pela Melaleuca Armilaris da Quinta das Pratas (Cartaxo) com 1 898 votos e pela Oliveira Real (Faro) com 1 700 votos.

O público decidiu entre 10 árvores candidatas, num total de votos registados de 15 588.

Note-se que Vale do Pereiro, no concelho de Arraiolos, é uma pequena aldeia cuja área envolvente corresponde à típica paisagem alentejana e por onde entre os caminhos rurais se ergue “A Sobreira Grande” que, “pelo seu porte, alberga vida, desperta sentimentos e surpreende-nos com o diâmetro da copa, mas também pela forma como é querida, estimada e conhecida pela comunidade em que no Verão a sua sombra dá guarida a homens e animais, acolhendo a cocaria do rancho e é lugar para o acarro dos rebanhos”.

 

Fotografia de agriculturaemar.com