Tribuna Alentejo
2560px-tettet
Ambiente

Sisão à beira da extinção em Portugal com queda de 90% da população

O 4.º Censo Nacional de Sisão, coordenado pelo BIOPOLIS/CIBIO e divulgado em junho de 2026, estima a população actual da espécie em apenas 1.736 machos — um declínio de cerca de 90% face ao primeiro censo, realizado em 2006. Os resultados foram classificados como “alarmantes” pela SPEA-BirdLife, que acusa o Estado português de falhar claramente as suas obrigações ao abrigo da Directiva Aves da Comissão Europeia por não implementar medidas de conservação eficazes. O sisão não é a única vítima: a abetarda, ave emblemática das estepes alentejanas que atingiu o seu pico máximo de 1.400 aves na ZPE de Castro Verde em 2012, conta hoje com cerca de 800 exemplares, e o tartaranhão-caçador segue a mesma trajectória de colapso. A causa é sempre a mesma: a substituição dos cereais de sequeiro por olivais e amendoais intensivos transformou radicalmente a paisagem do Alentejo.

A explicação para este colapso está nas políticas agrícolas que moldaram o campo alentejano nas últimas duas décadas. A produção de cereais deixou de ser subsidiada em 2005, com os apoios a serem reorientados para pastagens de gado, e o financiamento europeu através da Política Agrícola Comum tem apoiado culturas permanentes intensivas que destroem o habitat, enquanto as medidas agroambientais que incentivam a manutenção de cereais de sequeiro continuam subfinanciadas e de adesão voluntária. O resultado é uma paisagem transformada: as estepes cerealíferas que cobriram durante séculos as planícies do Baixo Alentejo — um habitat semi-natural criado pelo Homem através de séculos de agricultura extensiva — estão a desaparecer a um ritmo que nenhum programa de conservação consegue acompanhar, levando consigo todas as espécies que evoluíram para viver nesse espaço único.

Castro Verde é hoje o principal reduto das aves estepárias portuguesas — e mesmo aqui a pressão é crescente, com milhares de hectares de agro-estepes a converterem-se para olivais intensivos e super-intensivos, vinhas e girassol. O sisão nidifica no solo e não consegue viver num olival. A abetarda não nidifica num amendoal. O tartaranhão-caçador não caça num arrozal. Estas aves precisam de planícies abertas, de pousios com ervas altas e de campos de trigo depois da colheita — paisagens que estão a desaparecer sem retorno. O 4.º Censo diz que restam 1.736 machos de sisão. Se nada mudar nas políticas agrícolas e de conservação, o 5.º Censo, previsto para 2030, pode confirmar a extinção de facto de uma espécie que foi, durante séculos, a voz mais característica das planícies do Alentejo.

Artigos relacionados

Algarve vai investir 305 milhões de euros para vir buscar água a Mértola e em central de tratamento de água salgada

Redação Alentejo

Os portugueses consomem anualmente mais água do que aquela que está armazenada em Alqueva

Redação Alentejo

Projeto de Ervidel alia proteção das aves à memória alentejana

ta_admin

Torres eólicas de grande porte em Ourique e Odemira vão destruir a paisagem e o ecossistema, alerta Quercus

Redação Alentejo

Alto Alentejo lança rede de bicicletas elétricas partilhadas em nove municípios

Redação Alentejo

AMCAL lança rede de recolha de óleos alimentares usados de última geração

Redação Alentejo