O município de Sines voltou a ser distinguido com o galardão “Município Mais Azul” do Alentejo, obtendo a melhor pontuação nas atividades de educação e sensibilização ambiental associadas ao programa Bandeira Azul na época balnear de 2020.
De acordo a autarquia, este galardão foi atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa e “vem reconhecer o investimento da Câmara Municipal de Sines em educação ambiental”. Recorde-se que em 2019 o município já tinha recebido o mesmo galardão.
Em nota, a autarquia refere que as “atividades de educação ambiental são um ‘critério imperativo’ para a atribuição das bandeiras azuis, sendo a qualidade dos programas avaliado pela Agência Portuguesa do Ambiente”.
Em 2020, e no contexto de pandemia, o programa desenvolvido pelo município para a época balnear passada procurou responder ao lema “De volta ao mar, com atitude de mudar”, tendo-se desenvolvido atividades nas praias do concelho, da autoria do Centro de Ciência Viva do Lousal.
Entre as atividades, destacam-se a distribuição de para-ventos, para promover o distanciamento entre grupos de banhistas, a parceria com o Lidl no projeto “TransforMAR” (recolha de plásticos e metais) e a iniciativa “Lugar de beata não é no chão nem no mar”, que sensibilizou os banhistas sobre o impacto das beatas nos ecossistemas.
Foi ainda criado o concurso “filMAR para Sensibilizar”, em que os jovens do 3.º ciclo foram estimulados a produzir conteúdos em vídeo sobre a temática do lixo marinho, e a limpeza da praia da Costa do Norte, que teve lugar a 19 e 20 de setembro.
Recorde-se ainda que em 2020 foram galardoadas com a Bandeira Azul as praias de S. Torpes, Vieirinha, Grande de Porto Covo e Ilha do Pessegueiro, candidatadas pela Câmara Municipal, e a praia Vasco da Gama, candidatada pela APS.
Também neste mesmo ano, a Praia de São Torpes recebeu o Certificado Internacional pelos 15 anos de candidatura.