14 Junho 2016      10:57

Está aqui

SINES E PORTO COVO COM MAIS DE 40 ESPETÁCULOS

A música de todo o mundo volta a invadir o Litoral Alentejano, com um programa que atravessa oceanos e continentes, quebrando várias barreiras estéticas. O Festival de Músicas do Mundo realiza-se entre 22 e 30 julho, em Porto Covo e Sines e apresenta um alinhamento de 47 espetáculos. Este festival venceu, no ano passado, o Prémio de Melhor Alinhamento Artístico dos Iberian Festival Awards 2015.

O arranque é em Porto Covo, no dia 22 de julho, com os portugueses Segue-se à Capela, a argentina Juana Molina e os brasileiros Graveola, até 24 de julho com concertos de Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Bamba Wassoulou Groove (Mali), Bnegão & Seletores de Frequência (Brasil), Junnifer Solidade & Carlos Martins (Cabo Verde e Portugal), os britânicos The Unthanks e a Wesli Band (Haiti e Canadá).

Nos dias 25 e 26, o festival desloca-se para o Centro de Artes e o Largo Poeta Bocage, em Sines, com o Germán López (Espanha), um trio de improvisação norueguês 1982, o DJ sul-africano Mo Laudi e ainda Vardan Hovanissian & Emre Gültekin (Arménia e Turquia), Alaverdi (Geórgia) e Alibombo (Colômbia).

O festival atingirá o auge com os espetáculos no castelo medieval e no palco montado no passeio marítimo junto à praia Vasco da Gama, de 27 a 30 de julho, com atuações, entre outros, de Pat Thomas e a seleção nacional composta por Criatura, Retimbrar, Sebastião Antunes & Quadrilha, e os músicos Norberto Lobo e Filho da Mãe. Desta seleção fazem ainda parte os Jibóia e a jigsaw & The Great Moonshiners Band, OliveTreeDance e os blues de Hearts and Bones".

A festa continuará com muitas outras nacionalidades e ritmos, até ao último dia, onde tocam, entre outros, o cantor-compositor libanês radicado em França Bachar Mar-Khalifé, o britânico Billy Bragg, o argelino Mehdi Haddab, que regressa a Sines com a sua banda Speed Caravan, o ganês Pat Thomas, que se fará acompanhar pela Kwashibu Area Band, o angolano Paulo Flores, e os colombianos Systema Solar.

Todos os concertos em Porto Covo, no palco da Av. Vasco da Gama (ou da Praia), no Largo Poeta Bocage e noutros espaços públicos são de entrada livre, tal como os concertos das 19h no Castelo. Os bilhetes variam entre os 5 euros e os 50 euros para o passe de 4 dias.

 

A programação pode ser consultada aqui.

 

Imagem daqui.