20 Novembro 2019      12:35

Está aqui

Sines pode receber mega fábrica de hidrogénio de 600 milhões de euros

A notícia resulta das mais recentes declarações do Secretário de Estado da Energia que, aos microfones da TSF, adiantou que Sines vai receber um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão auto-consumo, que baixa os custos de produção de eletricidade e que torna viável a produção de hidrogénio do ponto de vista financeiro.

O Estado tem em Sines terrenos para utilização em projetos industriais e o Governo está a negociar com a Holanda a organização de um consórcio com objetivo instalar uma unidade de produção de hidrogénio “verde” alimentado a energia solar, avaliada em 600 milhões de euros.

Segundo a TSF, a fábrica ficará em Sines e terá capacidade de alimentar uma frota de autocarros e camiões que percorram 800 milhões de quilómetros por ano.

“Nós podemos dizer ao mundo e à Europa e sobretudo aos países do norte da Europa que precisam muito de hidrogénio, nós temos uma coisa que o centro e o norte da Europa não tem que é capacidade de produzir eletricidade aos custos que tornam o hidrogénio viável”, apontou ainda o secretário de Estado.

O projeto pode vir a representar a migração de Sines da produção de energia fóssil para a energia verde e transformar o porto de Sines em entreposto exportador de hidrogénio verde.

 

Imagem de capa de https://forococheselectricos.com/

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.