A notícia resulta das mais recentes declarações do Secretário de Estado da Energia que, aos microfones da TSF, adiantou que Sines vai receber um parque fotovoltaico com 1 Gigawatt em versão auto-consumo, que baixa os custos de produção de eletricidade e que torna viável a produção de hidrogénio do ponto de vista financeiro.
O Estado tem em Sines terrenos para utilização em projetos industriais e o Governo está a negociar com a Holanda a organização de um consórcio com objetivo instalar uma unidade de produção de hidrogénio “verde” alimentado a energia solar, avaliada em 600 milhões de euros.
Segundo a TSF, a fábrica ficará em Sines e terá capacidade de alimentar uma frota de autocarros e camiões que percorram 800 milhões de quilómetros por ano.
“Nós podemos dizer ao mundo e à Europa e sobretudo aos países do norte da Europa que precisam muito de hidrogénio, nós temos uma coisa que o centro e o norte da Europa não tem que é capacidade de produzir eletricidade aos custos que tornam o hidrogénio viável”, apontou ainda o secretário de Estado.
O projeto pode vir a representar a migração de Sines da produção de energia fóssil para a energia verde e transformar o porto de Sines em entreposto exportador de hidrogénio verde.
Imagem de capa de https://forococheselectricos.com/