15 Fevereiro 2021      12:33

Está aqui

Sines dá início à requalificação da Costa do Norte

A Câmara Municipal de Sines deu início aos trabalhos de requalificação do Canto Mosqueiro e suporte à visitação da Costa do Norte, empreitada adjudicada pelo montante de 399 mil 494 euros, avança o Jornal Sudoeste.

De acordo com a autarquia, a intervenção tem “dois objetivos principais”, a começar pela qualificação da zona envolvente ao restaurante “Estrela do Norte”, “criando uma bolsa de estacionamento e recuperando os acessos à praia”.

Além disso, “o segundo [objetivo] é formalizar um percurso em passadiço pedonal/ ciclável no sentido poente”, acrescenta o município.

A câmara sublinha ainda que, com esta operação, pretende “disciplinar a utilização da orla costeira, restringindo o acesso automóvel, com a consequente preservação das arribas e a minimização dos processos de erosão”, sendo que a criação do percurso pedonal/ ciclável “irá desincentivar o pisoteio e permitir uma melhor recuperação dos sistemas costeiros”.

A autarquia acrescenta também que “os acessos pedonais e percursos a criar garantirão uma utilização confortável e segura, ao mesmo tempo que se mantém a integridade biofísica do espaço em que se inserem, desenvolvendo um recurso turístico sustentável”.

Esta intervenção vai “valorizar uma das paisagens mais magníficas” do território de Sines, de acordo com o presidente da autarquia.

“A criação deste percurso, que permitirá usufruir desta paisagem, é ao mesmo tempo uma relevante medida de proteção ambiental, minimizando os impactos da circulação automóvel e da pedonalidade junto à costa”, realça Nuno Mascarenhas.

 

Fotografia de timeout.pt