29 Novembro 2018      13:13

Está aqui

Sines bate novo recorde e atinge 58,2% da carga movimentada no país

O Porto de Sines é líder dos portos nacionais no movimento de carga contentorizada, habitualmente com uma quota superior a 50%, contudo o último relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) regista uma quota nacional de 58,2%, "a mais elevada de sempre".

Segundo a revistacargo.pt, o porto de Sines mantém a liderança do segmento da carga contentorizada, detendo actualmente uma quota de 58,2%, "reforçando a sua posição neste segmento e assumindo-se como a mais elevada de sempre, superior em +1 pontos percentuais à máxima homóloga, registada em 2017".

O relatório da AMT, que analisa os dados da movimentação de mercadorias nos portos do Continente, dá especial enfoque ao segmento da carga contentorizada: entre Janeiro e Setembro foram processados  1,4 milhões de unidades e 2,25 milhões de TEU, valores que indicam "uma recuperação" no movimento global de contentores.

O segmento de carga contentorizada vem gradualmente a afastar-se da "evolução negativa" registada no arranque do ano, com Sines e Leixões a encabeçarem essa remontada, com variações de 1,1% (em unidades) e de -1,8% (em TEU) comparadas aos valores homólogos de 2017. A evolução do número de unidades deve-se "às variações positivas de Leixões e de Sines, com Sines a registar o valor mais elevado de sempre, ao ultrapassar em +1,5% o anterior máximo observado em 2017", diz a AMT.

A AMT realça também as variações negativas apresentadas pelos portos "de Setúbal e Figueira da Foz, com -5,5 mil TEU (-4,7%) e -2,5 mil TEU (-13,8%), respectivamente", dando especial enfoque ao Porto de Lisboa, que perdeu 40,7 mil TEU (-10,9%) – um comportamento consequente da instabilidade laboral no Porto de Leixões e que deverá encontrar reflexo também no próximo relatório da AMT, no que diz respeito ao Porto de Setúbal.

 

Imagem de capa de David Dibert

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.