10 Abril 2019      14:06

Está aqui

Sines: aumento das transações comerciais obriga a ligação ferroviária diária com Sevilha

O serviço de transporte ferroviário da Medway que arrancou em abril do ano passado, com o objectivo de fazer uma ligação ferroviária entre Sevilha e o Porto de Sines, passa agora para uma rotação diária (seis vezes por semana), segundo aquela empresa, tudo para dar resposta à procura.

Em declarações à Revista Cargo, Carlos Vasconcelos, presidente do Conselho de Administração da Medway, "A procura verificada por este serviço – que era feito três vezes por semana – fez com que a empresa tivesse a necessidade de avançar para uma solução de rotação diária" desde dia 8 de abril.

Ainda segundo Carlos Vasconcelos "este serviço verificou-se ser um serviço com demasiada procura pela forte necessidade de transacção entre ambas as localidades, optimizando tempos de trânsito das mercadorias entre as zonas sul e ocidental de Espanha, tanto à exportação como à importação".

A MSC – Mediterranean Shipping Company, o segundo maior armador do mundo no transporte contentorizado, anunciou o ano passado o lançamento de um novo serviço ferroviário que conecta os exportadores espanhóis, entre os quais da zona sudoeste do país, ao mercado internacional, com ligações entre Sevilha, Córdoba e Valência a destinos no Mediterrâneo, Médio Oriente e Extremo Oriente.

Esta nova ligação, a operar desde outubro de 2018, inclui o Porto de Sines, já que desde abril do ano passado, a MSC, através do operador ferroviário Medway, tem estabelecida esta ligação ferroviária entre o Porto de Sines e o Porto de Sevilha.

Com a junção dos serviços ferroviários entre o Porto de Sines e o Porto de Sevilha e entre o Porto de Sevilha e o mercado asiático, o Porto de Sines passou a estar ligado, também por ferrovia, ao mercado asiático (em particular o chinês) no âmbito do projecto Belt and Road e da Nova Rota da Seda.

 

Imagem de capa de Comboio Internacional n.º 89738, de Valério Santos, no Flickr

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão

 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.