9 Janeiro 2019      07:31

Está aqui

Sindicato dos Jornalistas contesta concurso para diretor do Diário do Alentejo

O concurso para escolher o próximo diretor do Diário do Alentejo, o jornal propriedade da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), continua envolto em polémica, com as suspeitas levantadas agora pelo Sindicato dos Jornalistas que acusa “o júri do concurso (três pessoas) foi constituído exclusivamente por militantes do Partido Socialista – o que é público e passível de ser confirmado nas páginas oficiais das Câmaras Municipais", como se lê em comunicado.

O Sindicato dos Jornalistas pediu uma audiência urgente à CIMBAL e quer ver publicada a grelha de avaliação do concurso, que foi aberto durante 6 dias, em época festiva de natal, que aquele sindicato também contesta, e teve apenas um concorrente.

A polémica em volta deste concurso estalou quando o jornalista Paulo Barriga, ainda diretor do único jornal público do país há 9 anos acusou a CIMBAL de ter feito um concurso "à medida". O Diário do Alentejo é propriedade da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), constituída pelas Câmara Municipais do Distrito de Beja. Ora a CDU perdeu a força maioritária nas últimas eleições autárquicas e, ao que pudemos apurar, os problemas começaram para o jornalista Paulo Barriga, que se diz vítima de "saneamento político" já que a CIMBAL abriu concurso para encontrar novo diretor.
 
Concurso que Paulo Barriga considera "viciado" e feito à medida, considerações rejeitadas pela proprietária do jornal, que defende que segundo a lei Paulo Barriga não podia continuar à frente do jornal, por impossibilidade de renovação da prestação de serviço. O anúncio para o concurso ao lugar de Paulo Barriga foi publicado em Diário da República a 17 de dezembro e considera como critérios o preço (50%), a experiência profissional de jornalista (30%) e a realização de vídeos/documentários (20%), critérios que o Sindicato dos Jornalistas também agora contesta.
 
 
Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão
 
 
 
 
 
 

 

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.