26 Maio 2022      09:12

Está aqui

Setúbal, Beja e Évora lideram aumento do esforço para comprar casa

Neste ano, a taxa de esforço para aquisição de habitação aumentou em 10 cidades do território nacional, comparativamente ao primeiro trimestre de 2021. Setúbal, Beja e Évora lideram as maiores subidas.

A informação é avançada por um estudo efetuado pelo portal imobiliário Idealista que, segundo o Dinheiro Vivo, cruzou os preços de venda de março de 2022 com a estimativa de rendimentos líquidos familiares durante o mesmo período.

Em sentido inverso, encontra-se Portalegre, Coimbra e Viana do Castelo, com a taxa de esforço a diminuir.

De acordo com o estudo, em Setúbal, a taxa de rendimento familiar a ser destinado para a casa foi de 24,7% no primeiro trimestre deste ano, enquanto que no período homólogo se registou uma taxa de 21,7%.

Em Beja, regista-se uma taxa de 14,4%, quando comparada com os 13,4% do ano passado. Já Évora regista 20,5% em 2022 face aos 19,6% do ano anterior.

O mesmo estudo adianta ainda que Lisboa é onde a população necessita de fazer um maior esforço para comprar casa, já que os seus habitantes precisam de destinar 53% do seu rendimento familiar a este encargo.

Em Portalegre, a taxa de esforço diminuiu, passando de 12,8% no primeiro trimestre do ano passado para 10,9% no primeiro trimestre deste ano.

 

Fotografia de eurodicas.com.br