Os percursos pedestres do Parque Natural da Serra de São Mamede, Alegrete, Reguengo e Ribeira de Nisa vão ser valorizados.
A Câmara Municipal de Portalegre, já assinou o auto de consignação para a realização da empreitada.
Estes percursos são muito relevantes na estratégica do Parque Natural da Serra de São Mamede e na valorização dos seus recursos endógenos, sendo intervencionados 35,7 Km: Alegrete (Corredor ecológico – 3,38 Km e PR3-PTG -10,7 Km), Reguengo (PR2-PTG – 10,3 Km) e Ribeira de Nisa (PR4 – PTG – 11,32 Km).
Os trabalhos consistem na limpeza e desmatação pontual de todos os trilhos, apenas para permitir a circulação pedestre, sem prejuízo do equilíbrio ecológico envolvente e serão também construídas estruturas amovíveis, de forma a apoiar os ecoturistas e estudantes de temáticas relacionadas com a conservação da natureza e a biodiversidade, principalmente ligados à Ornitologia.
Também a sinalética orientativa e interpretativa será requalificada, acrescentando-se a esta intervenção a criação de painéis informativos, mesas de interpretação da paisagem e balizadores de orientação.
Com um investimento comparticipado por fundos comunitários de cerca de 21 mil euros, esta é também uma forma de promover novas oportunidades de desenvolvimento económico, turístico e desportivo.