15 Agosto 2018      23:45

Está aqui

Serra de S. Mamede em Marvão "é das mais vulneráveis aos incêndios"

Depois do incêndio ocorrido há cerca de 10 dias e que "dizimou" as encostas de Marvão, e deixou o Castelo com um desolador enquadramento de paisagem, Os Verdes (PEV) alegam estar "ainda mais preocupados com os meios e condições existentes para prevenir e combater os incêndios na Serra de S. Mamede".

O PEV decidiu pedir uma reunião com carácter de urgência para abordar estas questões ao Parque Natural de S. Mamede, Câmara Municipal de Marvão, e Comando Distrital de Operações e Socorro de Portalegre - CDOS, encontros que decorrem hoje e amanhã, 17 de agosto.

Segundo o PEV a Serra de S. Mamede está no topo da lista das zonas mais vulneráveis aos incêndios e defende que os meios de vigilância e protecção sejam reforçados.

O fogo varreu 100 hectares da encosta do Castelo de Marvão, distrito de Portalegre, num incêndio que envolveu 266 operacionais, 69 veículos e oito meios aéreos, um deles espanhol, com o trabalho dificultado pelo terreno íngreme. Não sobrou uma árvore em toda a volta daquele castelo, salvando-se apenas as que estavam abrigadas no interior da velha muralha.

Imagem de capa de J. Bucho/NCV

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão