23 Agosto 2019      08:52

Está aqui

Serpa volta hoje à Inquisição

Serpa volta hoje à Idade Média e aos tempos da Inquisição com a está realização da 12ª edição da Feira Histórica.

O tema deste ano é “Serpa e a Inquisição” e esta iniciativa da autarquia propõe-se recriar a época da Inquisição através de teatro, rábulas, música e dança ao som dos bombos e pifaradas típicas da época, além de artes de fogo e as inevitáveis tasquinhas e mostras de artesanato.

Este ano, os artesãos que mostraram vontade de expor nesta feira serão cerca de 70, um grande aumento na procura em estar presente nesta feira, como revelou Odete Borralho, vereadora da Câmara de Serpa.

Serão três dias onde, partir das 18h, não faltará haverá animação itinerante, saltimbancos, jogos e música pelas ruas do centro histórico, e também jogos e brincadeiras para os mais pequenos, no castelo.

Iniciativa da autarquia, a feira terá início com a apresentação do índice dos livros proibidos e segue-se uma conversa com Silvestre Lacerda, Diretor-Geral da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, sobre “Os Arquivos da Inquisição de Évora na Torre do Tombo: Preservação e Disponibilização On-Line”. Logo a seguir, a festa prossegue com com a realização do cortejo, dramatizações, música e animação.

Já no sábado, será uma conversa com João Cosme, Docente da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, subordinada ao tema “A Atuação Inquisitorial em Serpa (1640-1715)” a dar início às festividades, seguindo-se novo cortejo e devida animação.

A fechar a 12ª edição do evento estará uma conversa sobre “A Família do Abade Correia da Serra e os Judeus de Serpa”, levada a cabo por António Maria de Assis, Investigador do Laboratório de Estudos Judaicos (ISCSP – Universidade de Lisboa). Segue-se novo cortejo ubordinado à inquisição no feminino e a devida animação e música, sendo que, a noite, trará destaque para as artes de fogo e a recriação da queima do condenado.

 

Imagem de aventurasnahistoria.uol.com.br