As novas instalações do Serviço Municipal de Proteção Civil de Serpa foram inauguradas esta semana pela Câmara Municipal.
Nesta inauguração, estiveram presentes, de acordo com o município, João Efigénio Palma, presidente da Câmara Municipal, Carlos Alves, vice-presidente da Câmara e a quem está atribuída a responsabilidade da proteção civil, os vereadores e outros convidados.
Segundo João Efigénio Palma, citado pela Rádio Vidigueira, “apesar de terem sido transferidas para as Câmaras Municipais estas competências, estas não foram acompanhadas pelas respetivas verbas”. Ainda assim, segundo a mesma fonte, reconhecendo a importância do serviço, a Câmara Municipal “criou condições, e alocou os devidos meios, para que o trabalho da Proteção Civil de Serpa seja feito em prol das populações e do ambiente”.
Em declarações destacadas pelo município, José Ribeiro, Comandante Regional da Proteção Civil, afirmou também que estes serviços vão ter um contributo decisivo para a robustez dos serviços disponibilizados pelas autarquias alentejanas, numa articulação com municípios e com Corporações de Bombeiros.
O investimento em obras e equipamentos ronda os 60.000 euros, passando estas novas instalações a representar o ponto principal das operações no concelho de Serpa.
O Serviço Municipal de Proteção Civil fica agora na Rua dos Namorados, em Serpa, e dispõe de valências como “uma sala de planeamento e coordenação, um sistema de videoconferência, três monitores com acesso a serviços cartográficos e plataformas da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, entre outros”, revela ainda a autarquia.
Fotografia de ominho.pt