7 Outubro 2022      11:50

Está aqui

Serpa: Assembleia Municipal exige melhorias nas acessibilidades e mobilidade

A Assembleia Municipal de Serpa, no distrito de Beja, exige que seja feito um maior investimento na rodovia, na ferrovia e no Aeroporto de Beja, de forma a melhorar as acessibilidades e a mobilidade na região.

Esta posição integra, de acordo com a agência Lusa, uma moção apresentada pela CDU e aprovada na última reunião da assembleia municipal, com 23 votos favoráveis dos comunistas, do PS e do PSD e três abstenções do Chega.

Assim, segundo a mesma fonte, este órgão autárquico defende que sejam feitos investimentos na rodovia, como a conclusão do Itinerário Principal (IP) 8, entre Sines e Vila Verde de Ficalho, em Serpa, com características de autoestrada e sem portagens, e a preservação e qualificação da rede regional.

Este documento, intitulado “Pela melhoria das acessibilidades e mobilidade na região”, pede ainda um investimento na ferrovia, designadamente com a eletrificação entre Casa Branca e Funcheira e ainda a reativação completa da linha, incluindo o ramal de Aljustrel.

Outra das exigências desta moção passa pelo desenvolvimento do Aeroporto de Beja, pretendendo-se “o pleno aproveitamento de todas as suas potencialidades”, assim como a sua “ligação ao país através da ferrovia e de autoestrada”.

A Assembleia Municipal considera ainda que devem ser aproveitados os fundos comunitários e que deve ser feita “uma política de mobilidade e de acessibilidades que combine as suas diferentes formas”.

Esta moção refere ainda que, nos últimos anos, não tem havido resposta às necessidades da população desta região no que concerne às questões de acessibilidade e mobilidade, destacando a degradação das estradas, o investimento insuficiente em vias estruturantes e a falta de oferta da rede de transportes. Já na ferrovia, considera que faltam condições à Linha do Alentejo, sublinhando ainda que têm vindo a aumentar as reclamações relativas a vários aspetos, tais como o nível do serviço e a qualidade ou os horários das composições. Por fim, é feita também uma referência ao Aeroporto de Beja, lamentando-se que a sua importância não tenha sido ainda afirmada.

Por último, a moção vem sublinhar que o aumento dos preços dos combustíveis faz com que exista uma tendência para recorrer mais aos transportes públicos, mas que esta utilização “por vezes é mais reduzida, por impacto também da degradação do serviço e da qualidade da oferta”. Sobre este assunto, é referida ainda a ideia de que, tratando-se de uma região dispersa, o número de passageiros não deve constituir um fator de decisão, mas sim uma razão para melhorar a quantidade e a qualidade da oferta.

 

Fotografia de radiopax.com