13 Novembro 2021      12:41

Está aqui

Semelhanças e diferenças

No contexto global e no atual estado de desenvolvimento das sociedades, parece-nos bastante importante perceber as formas de atuação, as ideologias, as premissas, os acontecimentos e as suas consequências. No atual estado daquilo que é global, os blocos regionais tantas vezes se assemelham e se diferenciam em pontos comuns de observação e análise.

Porém, esta discussão mereceria maior e mais profunda discussão, para a qual pensamos ter alguns dos instrumentos, mas nela não queremos entrar. Preferimos, nos próximos parágrafos, perceber de que forma agimos quando intuímos as nossas semelhanças ao outro e as nossas diferenças.

Enquanto sociedade, funcionamos em cadeia. Temos, tantas vezes, comportamentos desta ou daquela forma por semelhança aos outros. Agimos assim porque os outros também assim agem. As sociedades são, como não pode deixar de ser, algo completo e complexo. E, tal como há semelhanças, muitas são as diferenças dentro do núcleo de uma sociedade. O mesmo se aplica a todas as sociedades de diferentes locais do mundo. Seria interessante percebermos as semelhanças entre a sociedade portuguesa e digamos, uma sociedade que não teve qualquer contacto com a nossa cultura e se situa nos antípodas. Diferenças encontraríamos. Podemos afirmá-lo com absoluta certeza. E quais as semelhanças que entre as duas poderíamos sinalizar? Talvez bem mais do que aquelas que à primeira vista nos surgem.

Outras questões surgem-nos desta reflexão. Levam-nos ao reino animal, às semelhanças e diferenças dentro dele e à pergunta que nos surge. Se nós temos a consciência das nossas diferenças e semelhanças e se isso nos molda os comportamentos, ora porque queremos integrar-nos, ora para demonstrar que queremos caminhos alternativos e, disso cientes, agimos em conformidade com a diferença. Os comportamentos animais poderão, de qualquer forma, ser interpretados nesta base?

Agimos por imitação, criando as semelhanças, e por disrupção, elevando diferenças. E, ainda assim, perguntamo-nos, quantas diferenças acabam por ser semelhantes entre si?