11 Junho 2018      09:26

Está aqui

A semana de Trump

Esta será sem dúvida uma das mais marcantes semanas para Donald Trump.

Já começou com a reunião do G7 que fica marcada pela pressão dos restantes membros ao Presidente dos Estados Unidos na questão das taxas comerciais.

Desde o  Canadá, um dos países mais tolerantes do Mundo até à toda poderosa Alemanha, todos concordam na necessidade da urgente revisão de uma das mais recentes medidas de Trump: o aumento exponencial das taxas comerciais.

O Presidente Macron denunciou claramente Trump ao afirmar que este último foi o primeiro a manifestar interesse na flexibilidade das transacções comerciais entre os membros do G7 mas que não mostrou qualquer interesse em alterar as taxas que implementou.

Na próxima terça-feira terá lugar a cimeira entre Trump e Kim-Jong-Un, os líderes de duas das maiores potências mundiais que têm tanto de inteligentes como de impulsivos.

Muitos olham para esta cimeira como uma possibilidade de paz entre as Coreias, no entanto, dadas as actuais relações políticas e comerciais entre os EUA e a Europa, todas as cautelas na análise das soluções que possam sair desta cimeira são poucas.

A Europa isolou Trump e a Coreia abre-lhe os braços e parcerias políticas, comerciais e, muito provavelmente militares.

Da guerra comercial com os parceiros dos EUA, algumas consequências poderão ser facilmente deduzíveis, como a mudança de sede de empresas, o fim de negócios inter-continentais e o prejuízo daí resultante.

Quanto à cimeira de terça-feira, resta-nos esperar pelos resultados que possam dali advir.

Na empresa chamada EUA, Trump continua a sua gestão como se fosse uma das suas próprias empresas.

Esperemos que a insolvência desta se mantenha bem longe.

Imagem de capa de reuters.tv

CAPTCHA
Image CAPTCHA
Escreva o caracteres que vê na imagem do lado direito.