21 Março 2019      10:32

Está aqui

Seca: Governo pré-contrata camiões de abastecimento de água. Alentejo com novas ligações de abastecimento

Entramos na Primavera com temperaturas altas, o que começa a tornar-se habitual, que sucede a um inverno sem chuva suficiente para recuperar os níveis necessários de água nas barragens e que causam pressão hídrica nas terras de pasto e de cultivio. Os sinais de alarme vêm da agricultura, particularmente a sul do país, onde a seca já atingiu o nível de severa.

No Alentejo a chuva ficou na ordem dos 20% daquilo que pode ser considerado normal e o gado já tem dificuldade em encontrar pasto. Na bacia do sado as barragens andam entre os 12% e os 50%. As charcas estão praticamente secas e apenas as zonas abastecidas pela grande barragem de Alqueva esperam não vir a ter problemas. Contudo ainda se espera pelas chuvas de abril. Se vierem.

Embora o governo garanta que apesar de preocupante a situação ainda está longe do sucedido em 2017, anunciou a pré-contratação de camiões cisterna para abastecimento de água e vai lançar um programa de reutilização de águas residuais tratadas. As medidas resultam da reunião da Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca, que se voltará a reunir no dia 30 de abril para fazer nova avaliação.

O governo anunciou também que ainda em março vão ser abertas novas ligações de abastecimento de água no Alentejo.

Imagem de Adriano Miranda.

 

Siga o Tribuna Alentejo no  e no Junte-se ao Fórum Tribuna Alentejo e saiba tudo em primeira mão.